O vereador Sérgio Fernando homenageou, no dia 30 de abril, a Associação Mineira da Advocacia Trabalhista (Amat-MG) em Reunião Especial pelos 54 anos da instituição. Sérgio Fernando, além de vereador, também atua na área do Direito, como advogado trabalhista, há quase três décadas.
A mesa de honra foi composta pela presidente Cássia Marize Hatem Guimarães, primeiro secretário Conrado Di Mambro Oliveira, segunda secretária, Daniela Lage Mejia Zapata, diretora de comunicação e marketing, Patrícia Peixoto Novais, tesoureira adjunta, Luiza Soares Barbosa, diretor institucional, Léucio Honório de Almeida Leonardo, tesoureiro Rosendo de Fátima Vieira Júnior e pela diretora social e de eventos, Sara Costa Benevides.
Na solenidade, na qual o destaque foi a homenagem à Amat, também foram agraciados todos os diretores e os membros do conselho fiscal. A entregas dos certificados foi feira pelo vereador Sérgio Fernando e pela presidente da Amat.
Direito trabalhista é parte da vida do vereador Sérgio Fernando
No discurso da presidente, Cássia fez um apanhado da história da instituição desde o seu começo, reverenciando os nomes dos advogados que tanto fizeram – e fazem – pela instituição. Ela também usou o discurso para conclamar os advogados para a união para que se fortaleçam cada vez mais. Agradeceu ao vereador Sérgio Fernando por ter feito justiça à Amat pela homenagem concedida e citou, nominalmente, cada um dos diretores da entidade.
No momento de discurso, Sérgio Fernando lembrou que ele também, por ser membro da Amat, estava sendo homenageado. Ele contou um pouco da sua história, de como já nasceu envolvido com o Direito do Trabalho e da influência que recebeu da mãe, Maria dos Anjos, que foi juíza do trabalho, servidora pública da Justiça do Trabalho por muitos anos.
“Então, eu não tinha outro caminho, acabei me direcionando para o lado da Justiça do Trabalho, e não me arrependo. Mas, fico feliz por poder entregar essa homenagem e também me considerar homenageado nesses 54 anos da Amat. É muito tempo, muita estrada, muito serviço prestado ao advogado trabalhista”, afirmou.
Amat é uma entidade pujante, protagonista de grandes eventos
O vereador fez questão de ressaltar a pujança da Amat e repassou algumas das atividades que são importantes para os seus associados, como a formação, por meio de cursos, palestras e eventos e lembrando que foram realizados, em Belo Horizonte, dois congressos nacionais da advocacia trabalhista, capitaneados pela Amat.
Outra característica da instituição, segundo ele, é a mobilização, enfatizando a que foi realizada em dia 28 de fevereiro de 2024, em defesa das prerrogativas constitucionais, da competência constitucional da justiça do trabalho. “Aquele momento foi muito importante, porque nós, que vivemos a advocacia trabalhista e da advocacia trabalhista, sabemos o quanto passamos por momentos de turbulência. Nós precisamos debater o direito do trabalho, debater essa competência constitucional, para não corrermos o risco de ver a extinção da Justiça do Trabalho”, afirmou.
Em uma terceira menção ao trabalho da Amat, Sérgio Fernando ressaltou o papel de defesa das prerrogativas da classe de advogados trabalhistas. “A Amat está sempre atenta a isso, sempre a postos para atuar em nossa defesa enquanto advogados, seja buscando ações junto à corregedoria, ou o próprio autor de uma agressão às nossas prerrogativas, no sentido de construir essa relação.”
Para o vereador, a homenagem à Amat ocorreu em um dia memorável, em que um antigo “amatiano”, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, foi indicado como ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). “Isso nos dá um alento, uma esperança de que as coisas vão caminhar num sentido melhor para a nossa Justiça do Trabalho e, consequentemente, para todos nós advogados trabalhistas. Tenho certeza de que ele vai honrar a todos nós amatianos e a toda a advocacia trabalhista”.
Membros da Amat agradecem pela homenagem
No púlpito, o primeiro secretário, Conrado Di Mambro Oliveira, agradeceu e se disse abraçado pelo povo de Belo Horizonte pelo reconhecimento ao trabalho do advogado trabalhista, que atua sendo a voz ao cidadão. Lembrou do legado que a Amat vem deixando para a advocacia em seus 54 anos de atuação e também agradeceu ao trabalho do vereador.
Cássia Hatem disse que estava feliz pelo reconhecimento da Câmara Municipal, em especial do vereador Sérgio Fernando, e reforçou que nestes 54 anos da Amat, não havia acontecido um reconhecimento desta natureza. “Fico mais feliz ainda que o reconhecimento tenha vindo com uma mulher na presidência da instituição”.
Uma das diretoras presentes, Sara Costa Benevides, que ocupa a cadeira de diretora social e de eventos, enfatizou que a homenagem foi recebida “com grande alegria pelos 54 anos dedicados à valorização da advocacia trabalhista. “A homenagem, como disse nossa presidente no discurso, nos faz entender que estamos no caminho certo”
Assista a solenidade no nosso canal do YouTube: https://youtu.be/TDcxWJdtAJU