Projeto de Lei – 710/2023
Autoria: Vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares
Assunto: Designação, localização, patrimônio cultural, [ Marco zero. Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. Rua Sergipe. Bairro Funcionários. Bairro Boa Viagem ].
Projeto de Lei 710/2023 - Reconhece a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem como Marco Zero do Município.
PROJETO DE LEI N° 710/2023
Reconhece o ponto geográfico onde se encontra edificada a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem como Marco Zero do Município.
A Câmara Municipal de Belo Horizonte decreta:
Art. 1° – O ponto geográfico onde se encontra edificada a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, localizada na Rua Sergipe, n° 175, Bairro Funcionários, passa a ser considerada o Marco Zero de Belo Horizonte.
Parágrafo único – As coordenadas geográficas do Marco Zero de Belo Horizonte são: 19° 55′ 43″ S 43° 56′ 06″ O.
Art. 2° – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Belo Horizonte, 25 de agosto de 2023.
Vereador Sergio Fernando Pinho Tavares
Justificativa:
O Marco Zero de um Município representa seu “sítio originário”. Seria o seu “ponto de origem” e expressa, para além da importância do local propriamente dito, o valor simbólico de onde iniciou a municipalidade. Mais que uma simples referência espacial, o Marco Zero é um monumento pleno de valor simbólico.
Segundo historiadores, o primeiro homem a chegar a Belo Horizonte foi Francisco Homem Del Rei, fazendeiro vindo de Portugal, que trouxe consigo em sua nau uma imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, a protetora dos navegantes. Em meados de 1700, ainda no início do século XVIII, Del Rei construiu uma pequena capela de pau a pique para abrigar a imagem, dentro da fazenda da família portuguesa, e ao seu redor desenvolveu-se o Curral Del Rei, hoje, Belo Horizonte, a capital do Estado.
Com o passar dos anos a pequena capela passou por obras e reconstruções até se chegar na atual Catedral de Boa Viagem. O local onde se encontra edificada a igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem é um importante local de fé para os belo-horizontinos, além de ser um ponto turístico. Ainda, representa um museu vivo da história da cidade, sendo rico patrimônio cultural, histórico e artístico de Belo Horizonte.
Fato é que o local indica o Marco Zero de Belo Horizonte, conforme dossiê em anexo, sendo que a história de Belo Horizonte começou ali, no pequeno vilarejo Curral Del Rei, que se tornou a grande capital dos mineiros. Pelo exposto, é importante que Belo Horizonte proceda ao devido reconhecimento do local como sítio originário de Belo Horizonte.