Por recomendação do vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares, a dupla César Menotti e Fabiano, ou melhor, os irmãos César Menotti da Silva e Fabiano José da Silva, receberam o título de cidadãos honorários de Belo Horizonte, passando assim, a serem cidadãos belo-horizontinos. A cerimônia, regada por muita emoção, foi realizada no plenário Amynthas de Barros da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).
César Menotti, ao se pronunciar em nome da dupla, resgatou da memória que a família morou nos estados de Tocantins, Goiás e Paraná, em função das constantes viagens do pai garimpeiro – Sr. Toninho do Ouro. Em um momento de vida muito atribulada, eles passaram por Belo Horizonte e gostaram do lugar. Anos depois, ao se mudarem para a cidade, descobriram que haviam encontrado aqui o seu lugar. “Belo Horizonte nos escolheu; temos muita honra de ir pelo mundo afora e quando nos perguntam de onde somos, dizemos ´somos de Belo Horizonte, Minas Gerais, graças a Deus´”.
Entre as várias homenagens, a filha de Fabiano, Julia Menotti, cantou “Leilão”, um dos sucessos da dupla, como manifestação de carinho ao pai e ao tio. O irmão e empresário Fábio Lacerda, fez um apanhado da carreira dos irmãos, que completa 20 anos em 2024. Ele ressaltou o começo difícil e o trabalho árduo da dupla para conquistar o seu lugar no meio artístico. Enalteceu também o amor dos irmãos por Belo Horizonte e como eles fazem questão de levar esse apreço à cidade em todos os shows que realizam fora de Belo Horizonte, com a música “Lugar melhor que BH”.
Em seu pronunciamento, o vereador Sérgio Fernando mencionou sucessos da dupla que ele aprecia, como “Cimenta”, “Leilão”, “Não era Eu” e o clássico dos belo-horizontinos: “Lugar Melhor que BH”. “Estou muito feliz por propiciar esse reconhecimento que a cidade faz a duas pessoas tão ilustres quanto César Menotti e Fabiano. Com seu talento e carisma eles levam o nome de nossa querida cidade para todo o Brasil e fora dele.
A mesa de honra da solenidade foi composta pelos homenageados César Menotti da silva, Fabiano José da Silva, suas respectivas esposas e filhas Theonilia Carolina Campos Bessa Menotti e Maitê Menotti e Marília Gabriela Magela Magalhães Ferreira, com Julia Menotti Ferreira da Silva. Também compuseram a mesa, a mãe da dupla, Elsi da Silva e o Procurador Geral de Justiça do Estado de Minas Gerai, Jarbas Soares Junior.
Além das homenagens aos irmãos, que ficaram visivelmente emocionados, as esposas e a mãe receberam flores ofertadas pelo vereador e sua esposa, a jornalista Elen Marques. Foi um momento de consideração e delicadeza entre as famílias, que já são conhecidas entre si.
Pouco antes do final da solenidade, a dupla prestigiou o público com duas músicas. A mais esperada: “Lugar Melhor que BH” e um clássico do Trio Parada Dura, “Telefone mudo”.
A solenidade aconteceu no dia 9 de julho de 2024, às 19h30, com participação aberta ao público e transmissão direta pelo portal da Câmara Municipal.
César Menotti e Fabiano são belo-horizontinos de coração
Aclamada e admirada pelos mineiros e pela população de Belo Horizonte, a dupla César Menotti & Fabiano reside na capital mineira desde a adolescência. “A gente fica até sem palavras, porque Belo Horizonte tem um significado tão expressivo na história de César Menotti & Fabiano, e receber esse título de Cidadão Honorário é de uma honra enorme. O carinho e o acolhimento que tivemos aqui desde quando chegamos sempre foi algo único e especial, podem ter certeza que tudo isso é mais do que recíproco”, revelaram os irmãos.
Os dois cantores, compositores e instrumentistas viveram em Ponte Nova, na Zona da Mata Mineira, até se mudarem para Belo Horizonte, ainda bem jovens. Mas nenhum deles é mineiro de nascimento. A terra natal de César é Itapira (SP) e Fabiano nasceu em Califórnia (PR). Mas foi a capital mineira que eles elegeram para viver com suas famílias e onde iniciaram a trajetória musical.
“Para mim é uma honra indicar essa homenagem que, na verdade, é um título concedido pela população de Belo Horizonte. Ser cidadão honorário é uma das maiores honrarias concedidas pela Câmara Municipal”, enfatiza o vereador.
Dupla o tem trajetória de sucesso
Em Belo Horizonte, César e Fabiano tocaram em bares frequentados por universitários. Em um deles, o Observatório, sediado no bairro Vila da Serra, eles tinham data fixa de apresentação nas terças-feiras, onde o público enfrentava fila para assisti-los. A partir daí a carreira decolou e César Menotti e Fabiano se consagraram como uma dupla de grande sucesso na música brasileira, colecionando recordes de público, títulos e vendas de discos.
O primeiro disco da dupla foi lançado em 2004. Um ano depois, assinaram contrato com a gravadora Universal Music e lançaram o projeto “Palavras de Amor”, gravado em Belo Horizonte, que trouxe projeção com os hits “Leilão”, “Anjo” e “Palavras de amor”. Em 2006, o sucesso da dupla continuou ascendente. Foram mais de 180 shows em diversos estados, vários programas de televisão e músicas entre as mais tocadas das rádios de todo país.
Em 2008, a dupla recebeu o Grammy Latino na categoria melhor álbum de música romântica com o CD “Com você”. A popularidade deles rendeu outros prêmios, indicações e shows no exterior. Em 2023 foram aclamados embaixadores da festa de Barretos.
Segundo a crítica, o trabalho dos “irmãos Menotti” tem contribuído para a proliferação da música sertaneja e da autêntica música caipira junto ao público jovem. Hoje, com mais de 1 milhão de cópias vendidas, eles são considerados os pioneiros do estilo sertanejo universitário. O carisma da dupla, faz com que César Menotti & Fabiano sejam classificados como um dos melhores do segmento, atraindo públicos de diversas faixas etárias.