Pela importância como item prioritário à condição de bem-estar da população, as áreas social e de saúde são relevantes ao trabalho do vereador Sérgio Fernando. No primeiro semestre de 2023, em abril, ele foi um dos condutores de uma audiência pública para discutir a necessidade de novas instalações para o Centro de Saúde Dom Orione, no bairro São Luiz, na região da Pampulha.

Usuários do posto de saúde e lideranças apontaram a inadequação da estrutura física do local para as necessidades da comunidade e argumentaram que a luta pela qualidade do posto era de muito tempo.

A Partir da audiência, a administração pública do município foi questionada sobre a demanda trazida e quais eram as perspectivas de solução. Desde então o vereador tem tentado respostas do prefeito por meio de encaminhamentos sucessivos de solicitação de informações para solucionar a questão em definitivo.

Verbas para a saúde

O povo de BH merece um serviço de saúde com mais qualidade. O vereador Sérgio Fernando destinou verbas públicas para algumas instituições em 2023, desde postos de saúde a grandes hospitais, como Ciências Médicas, Paulo de Tarso, Sofia Feldman, Risoleta Neves, Hospital da Baleia e Santa Casa de Misericórdia.

Algumas instituições filantrópicas também receberão verbas destinadas pelo mandato, como:

  • Lar dos Meninos São Vicente de Paulo (Crianças e adolescentes)
  • Lar Teresa de Jesus (Pacientes oncológicos de baixa renda)
  • Casa do Caminho (Pacientes oncológicos de baixa renda)
  • Casa Novella (Crianças em situação de risco)
  • Terra da Sobriedade (Dependentes químicos)

Lar dos Meninos Dom Orione 

Uma emenda impositiva foi também destinada para o Lar dos Meninos Dom Orione, uma instituição filantrópica de assistência social, educacional e de saúde, fundada pela Congregação Orionita.

Atender à entidade é ser um braço amigo para uma casa inclusiva, que oferece dois serviços:

  1. Convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes – Acolhe crianças e adolescentes de Escola Integrada no contraturno escolar, com atividades socioeducativas, acompanhamento escolar, oportunidades de lazer e incentivo à cultura.
  2. Residência inclusiva para adultos com necessidades especiais – Em residência inclusiva acolhe adultos com deficiência com acompanhamento de profissionais elencados na tipificação SUAS.

A instituição, atualmente comandada pelo padre José Carlos de Rezende, completa 80 anos em 2024. Sua instalação em Belo Horizonte foi inspirada pela visão humanitária do Padre Luigi Orione, um sacerdote católico italiano, canonizado pelo papa João Paulo II em 2004.

O Lar dos Meninos Dom Orione vai muito além das necessidades básicas, promovendo o desenvolvimento integral do ser humano, com incansável esforço de educação inclusiva e cidadania e justiça social às pessoas com deficiência. Portanto, se compromete ativamente com uma sociedade mais justa e inclusiva, onde cada passo importa e transforma vidas.

Visita Sérgio Fernando ao Lar dos Meninos Dom Orione

Acompanhado de assessores, o vereador Sérgio Fernando visita o padre Rezende no Lar dos Meninos Dom Orione, na região da Pampulha

Santa Casa de Misericórdia

Sérgio Fernando e assessores visitam a equipe médica de oftalmologia infantil da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte para conhecer as necessidades do setor

Uma das parcerias mais recentes, que conta com o envolvimento e a colaboração do vereador Sérgio Fernando, foi a destinação, em 2023, de uma emenda de mandato para a Santa Casa de Belo Horizonte, o maior hospital público não apenas da capital mineira, mas também o maior de Minas Gerais, com 3,6 milhões de atendimentos por ano.

Com a verba parlamentar, a Santa Casa irá adquirir equipamentos para o setor oftalmológico pediátrico, responsável pelo tratamento de mais de 3 mil crianças anualmente.