Contra o barulho no Parque Ecológico – Uma audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte no dia 10 de julho de 2023 com o intuito de ouvir moradores da região da Pampulha. O que esteve em pauta foram os impactos ambientais e de mobilidade quando são realizados eventos no Parque Ecológico da Pampulha.
O vereador Sergio Fernando foi procurado por um grupo de moradores que trouxe a questão e propôs um debate para levantar reflexões sobre a temática, especialmente quanto à realização de grandes musicais e as consequências das emissões de ruídos acima do limite permitido por lei. Idosos, crianças e os animais são os que mais sofrem.
A audiência foi realizada na 20ª Reunião Ordinária da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana como uma proposta de abrir espaço para o debate levando em consideração as demandas de eventos e o público que mora ou frequenta a região. A motivação para a sua realização ocorreu em função de um grande evento ocorrido em junho no Parque Ecológico.
Representantes da Fundação de Parques Municipal de Belo Horizonte, presentes nessa audiência, usaram como justificativa a explicação de que como é o processo de planejamento de eventos. Que é contemplado um limite de eventos anuais nesse espaço, que é realizado licenciamento para realização do evento, que há controle de público e áreas do parque, que são realizadas campanhas educativas e informativas, entre outras ações.
O vereador Sérgio Fernando se coloca à disposição para os cidadãos interessados em melhorar as condições da cidade e queiram fazer valer a sua voz. Nesta audiência, em especial, o assunto tratado se refere diretamente a uma das áreas de atuação do vereador, que é a região da Pampulha.
Em suas palavras, ele declarou que “são bem-vindas apresentações de opiniões e ideias para projetos, necessidades da comunidade e obtenção de informações. O objetivo é somar forças para que as respostas sejam construídas juntas.”
Acesse por aqui o link da Audiência Pública, realizada em 10/07/23