A região da Pampulha, como um todo, é um dos pontos de atenção do mandato de Sérgio Fernando. A limpeza da lagoa é uma pauta importante para a cidade e, desde o primeiro mandato, ele luta por essa causa.

Ao reassumir o cargo de vereador, ele retomou o trabalho em defesa da efetiva limpeza da lagoa. Participou de visitas técnicas, de várias audiências e como membro da primeira CPI, até que a comissão fosse destituída em julho de 2023. No finalzinho do ano, por meio de uma liminar do Ministério Público de Minas Gerais, a CPI foi reativada e o vereador foi eleito seu presidente. Ainda com mais garra ele volta à cena.

Para Sérgio Fernando, é inadmissível que o principal ponto turístico da capital mineira seja tratado com tanto descaso. “Corremos o risco de perder o título de Patrimônio Cultural da Humanidade por simplesmente não limparmos a nossa sujeira, deixando a nossa lagoa, sob o olhar do mundo, como um grande esgoto a céu aberto”, argumenta.

Por conta deste menosprezo ficam afetados o turismo, a economia, a saúde pública e o bem-estar da população, especialmente dos que frequentam o local.

Destinação de verbas

Em outras áreas da Pampulha, várias ações estão sendo viabilizadas pelo vereador, principalmente com a destinação de verbas do mandato para melhorias, através de emendas impositivas.

Uma delas é a destinação de emenda impositiva para o Parque Cássia Eller, localizado na avenida Presidente Tancredo Neves, no bairro Jardim Paquetá. O espaço é um dos principais recantos de lazer para a população da região.

Em junho de 2023, o vereador Sérgio Fernando, representantes da PBH e moradores, realizou visita técnica ao Parque Cássia Eller

Em junho de 2023, o vereador Sérgio Fernando, representantes da PBH e moradores, realizou visita técnica ao Parque Cássia Eller

Outra importante área verde do entorno, o Parque Ursulina Mello, também teve a destinação de emenda impositiva para execução de melhorias no ano de 2024.

E ainda a Vila Ouro Preto, para onde foi destinada uma verba para requalificação de um espaço público da Rua Luiz Lopes. As obras de pintura, limpeza e serviço de capina foram realizadas e novos brinquedos serão instalados para o lazer da meninada.

Também foram indicadas emendas impositivas para melhorias em 2024 para os bairros Ouro Preto e Engenho Nogueira e para a Praça Manoel de Souza Barros (Praça do Food Truck) no bairro Castelo.

Demandas atendidas

Em 2023, o gabinete de Sérgio Fernando encaminhou mais de 200 ofícios à Prefeitura de Belo Horizonte cobrando execução de serviços de zeladoria. Na região dos bairros Castelo e Ouro Preto, foram muitas demandas da comunidade local recebidas e atendidas.

As avenidas Presidente Tancredo Neves e Heráclito Mourão de Miranda passaram recentemente por obras de infraestrutura, entre as quais recapeamento, reinstalação de redutores de velocidade e instalação de novo redutor em frente à Igreja Central Pampulha.

Por solicitação do mandato, também foi refeita a sinalização de trânsito na rua Marildo Geraldo, desde a Av. Tancredo Neves.

Além disso, a iluminação pública na Rua Valdiano Martins Inácio já foi parcialmente atendida. Vários postes de luz foram instalados e estão em funcionamento desde o final de setembro.

Também foram realizadas podas de árvores, que estavam representando riscos de queda e de comprometimento à fiação de eletricidade.

Retorno na Avenida Pres. Tancredo Neves

Outra demanda encaminhada à prefeitura foi a instalação de mão dupla de direção no retorno da av. Presidente Tancredo Neves, com as ruas Maria Clara Tavares e Valdiano Martins Inácio. A solicitação partiu da população, pedido ratificado por uma abaixo-assinado com mais de 1 mil assinaturas. Os moradores aguardam retorno da BHTrans, que ficou de realizar um estudo de viabilidade para a efetiva implantação da mão dupla.

O vereador está atento aos pedidos, cobra frequentemente as devolutivas devidas pela prefeitura e faz questão de que a população também participe e some forças para que as solicitações sejam sempre contempladas.