Como parte das comemorações de reinauguração do renomeado “Parque Monsenhor Expedito D’Ávila”, o vereador Sérgio Fernando participou do Terço Mariano organizado pela comunidade da Paróquia de São Mateus, em homenagem ao Monsenhor Expedito D’Ávila.
A solenidade religiosa foi a primeira ação realizada com o local rebatizado, graças o Projeto de Lei 472/2023, de autoria do Vereador Sérgio Fernando. A renomeação do parque foi uma grande conquista para os moradores que há muito tempo reivindicavam a mudança por não identificar conexão com o antigo nome – Julien Rien – e para homenagear um pároco que foi uma forte referência para a comunidade.
A homenagem ao monsenhor, pessoa com quem Sérgio Fernando também conviveu, havia sido aprovada pela Comissão de Legislação e Justiça em março de 2023 e, três meses depois, teve a sua confirmação em votação plenária que decidiu a alteração do nome do parque por unanimidade no dia 13 de junho na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Antes do desfecho favorável, a aprovação percorreu um processo que exigiu empenho e muito trabalho por parte do vereador Sérgio Fernando, apoiado por membros da comunidade do bairro Anchieta.
Reviravolta
Na ocasião, o Projeto de Lei tramitou pela Câmara Municipal e foi enviado para sanção do prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman, mas foi vetado. Seguindo o regimento da Câmara Municipal, foi criada uma Comissão Especial que reverteu o veto total que o prefeito havia dado à mudança de nome do parque. Por unanimidade, os vereadores dessa comissão deram voto favorável, o que direcionou a questão para ser apreciada em plenário em junho.
O empenho do vereador na renomeação do parque demonstra a sua proximidade com o bairro Anchieta, que faz parte sua história de vida. Foi lá que ele conheceu a sua esposa Elen e onde morou nos primeiros anos de casados.
Seguindo os passos de seus saudosos sogros, José Marques e Dona Santinha, que sempre foram muito atuantes no bairro, Sérgio Fernando foi diretor da Associação dos Moradores do Bairro Anchieta (Amoran), associação da qual seu sogro foi presidente por vários anos.
Parque Monsenhor Expedito D´Ávila: Décadas de dedicação
Monsenhor Expedito D´Ávila foi pároco por 60 anos na Paróquia São Mateus, no bairro Anchieta, região Centro-Sul da capital, função na qual contribuiu para a formação cristã de várias gerações. Em 2013, o então padre foi nomeado monsenhor pelo Vaticano como reconhecimento à sua trajetória no ministério sacerdotal.