Por recomendação do vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares, a dupla César Menotti e Fabiano, ou melhor, os irmãos César Menotti da Silva e Fabiano José da Silva,  receberam o título de cidadãos honorários de Belo Horizonte, passando assim, a serem cidadãos belo-horizontinos. A cerimônia, regada por muita emoção, foi realizada no plenário Amynthas de Barros da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).

O irmão e empresário da dupla César Menotti e Fabiano, Fábio Lacerda, recordou os momentos iniciais e difíceis da carreira da dupla

O irmão e empresário da dupla César Menotti e Fabiano, Fábio Lacerda, recordou os momentos iniciais e difíceis da carreira da dupla

César Menotti, ao se pronunciar em nome da dupla, resgatou da memória que a família morou nos estados de Tocantins, Goiás e Paraná, em função das constantes viagens do pai garimpeiro – Sr. Toninho do Ouro. Em um momento de vida muito atribulada, eles passaram por Belo Horizonte e gostaram do lugar. Anos depois, ao se mudarem para a cidade, descobriram que haviam encontrado aqui o seu lugar. “Belo Horizonte nos escolheu; temos muita honra de ir pelo mundo afora e quando nos perguntam de onde somos, dizemos ´somos de Belo Horizonte, Minas Gerais, graças a Deus´”.

Cerimônia em homenagem a César Menotti e Fabiano - cidadãos honorários de BH - jul2024

César Menotti falou em nome da dupla e relembrou as constantes viagens da família até encontrar em Belo Horizonte o lugar de viver

Entre as várias homenagens, a filha de Fabiano, Julia Menotti, cantou “Leilão”, um dos sucessos da dupla, como manifestação de carinho ao pai e ao tio. O irmão e empresário Fábio Lacerda, fez um apanhado da carreira dos irmãos, que completa 20 anos em 2024. Ele ressaltou o começo difícil e o trabalho árduo da dupla para conquistar o seu lugar no meio artístico. Enalteceu também o amor dos irmãos por Belo Horizonte e como eles fazem questão de levar esse apreço à cidade em todos os shows que realizam fora de Belo Horizonte, com a música “Lugar melhor que BH”.

Homenagem César Menotti e Fabiano - Julia Menotti

Júlia Menotti homenageia o pai Fabiano e o tio César Menotti com o sucesso “Leilão”

Em seu pronunciamento, o vereador Sérgio Fernando mencionou sucessos da dupla que ele aprecia, como “Cimenta”, “Leilão”, “Não era Eu” e o clássico dos belo-horizontinos: “Lugar Melhor que BH”.  “Estou muito feliz por propiciar esse reconhecimento que a cidade faz a duas pessoas tão ilustres quanto César Menotti e Fabiano. Com seu talento e carisma eles levam o nome de nossa querida cidade para todo o Brasil e fora dele.

Para o vereador Sérgio Fernando, foi uma honra fazer a proposição de cidadania honorária à dupla César Menotti e Fabiano

Para Sérgio Fernando, fã e vizinho da dupla de sertanejos, foi uma honra fazer esta proposição de cidadania honorária

A mesa de honra da solenidade foi composta pelos homenageados César Menotti da silva, Fabiano José da Silva, suas respectivas esposas e filhas Theonilia Carolina Campos Bessa Menotti e Maitê Menotti e Marília Gabriela Magela Magalhães Ferreira, com Julia Menotti Ferreira da Silva. Também compuseram a mesa, a mãe da dupla, Elsi da Silva e o Procurador Geral de Justiça do Estado de Minas Gerai, Jarbas Soares Junior.

Homenagem vereador Sérgio Fernando a César Menotti e Fabiano - CMBH jul2024 - Mesa de honra

Na homenagem do vereador Sérgio Fernando, a mesa de honra contou com a presença da família Menotti e do Procurador Geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior

Além das homenagens aos irmãos, que ficaram visivelmente emocionados, as esposas e a mãe receberam flores ofertadas pelo vereador e sua esposa, a jornalista Elen Marques. Foi um momento de consideração e delicadeza entre as famílias, que já são conhecidas entre si.

Homenagem César Menotti e Fabiano - CMBH jul2024 -entrega flores

Sérgio Fernando e a esposa Elen Marques ofereceram flores para as esposas e a mãe dos sertanejos César Menotti e Fabiano

Pouco antes do final da solenidade, a dupla prestigiou o público com duas músicas. A mais esperada: “Lugar Melhor que BH” e um clássico do Trio Parada Dura, “Telefone mudo”.

Ao final da solenidade, a dupla Césaer Menotti e Fabiano brindaram as pessoas presentes com alguns de seus sucessos

A solenidade aconteceu no dia 9 de julho de 2024, às 19h30, com participação aberta ao público e transmissão direta pelo portal da Câmara Municipal.

César Menotti e Fabiano são belo-horizontinos de coração

Aclamada e admirada pelos mineiros e pela população de Belo Horizonte, a dupla César Menotti & Fabiano reside na capital mineira desde a adolescência. “A gente fica até sem palavras, porque Belo Horizonte tem um significado tão expressivo na história de César Menotti & Fabiano, e receber esse título de Cidadão Honorário é de uma honra enorme. O carinho e o acolhimento que tivemos aqui desde quando chegamos sempre foi algo único e especial, podem ter certeza que tudo isso é mais do que recíproco”, revelaram os irmãos.

Os dois cantores, compositores e instrumentistas viveram em Ponte Nova, na Zona da Mata Mineira, até se mudarem para Belo Horizonte, ainda bem jovens. Mas nenhum deles é mineiro de nascimento. A terra natal de César é Itapira (SP) e Fabiano nasceu em Califórnia (PR). Mas foi a capital mineira que eles elegeram para viver com suas famílias e onde iniciaram a trajetória musical.

“Para mim é uma honra indicar essa homenagem que, na verdade, é um título concedido pela população de Belo Horizonte. Ser cidadão honorário é uma das maiores honrarias concedidas pela Câmara Municipal”, enfatiza o vereador.

Dupla o tem trajetória de sucesso

Em Belo Horizonte, César e Fabiano tocaram em bares frequentados por universitários. Em um deles, o Observatório, sediado no bairro Vila da Serra, eles tinham data fixa de apresentação nas terças-feiras, onde o público enfrentava fila para assisti-los.  A partir daí a carreira decolou e César Menotti e Fabiano se consagraram como uma dupla de grande sucesso na música brasileira, colecionando recordes de público, títulos e vendas de discos.

O primeiro disco da dupla foi lançado em 2004. Um ano depois, assinaram contrato com a gravadora Universal Music e lançaram o projeto “Palavras de Amor”, gravado em Belo Horizonte, que trouxe projeção com os hits “Leilão”, “Anjo” e “Palavras de amor”. Em 2006, o sucesso da dupla continuou ascendente. Foram mais de 180 shows em diversos estados, vários programas de televisão e músicas entre as mais tocadas das rádios de todo país.

Em 2008, a dupla recebeu o Grammy Latino na categoria melhor álbum de música romântica com o CD “Com você”. A popularidade deles rendeu outros prêmios, indicações e shows no exterior. Em 2023 foram aclamados embaixadores da festa de Barretos.

Segundo a crítica, o trabalho dos “irmãos Menotti” tem contribuído para a proliferação da música sertaneja e da autêntica música caipira junto ao público jovem. Hoje, com mais de 1 milhão de cópias vendidas, eles são considerados os pioneiros do estilo sertanejo universitário. O carisma da dupla, faz com que César Menotti & Fabiano sejam classificados como um dos melhores do segmento, atraindo públicos de diversas faixas etárias.