Audiência pública para estacionamento na Pedro II. Na quinta-feira, dia 9 de novembro, às 13h30, ocorreu uma audiência pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) para discutir soluções para a falta de estacionamento ao longo da Avenida Pedro II, região Noroeste da capital.

Lojistas se queixam de prejuízo nas vendas e muitos desistiram de manter estabelecimentos comerciais na avenida, tradicional na comercialização de peças e acessórios automotivos.

Em maio de 2023 os comerciantes reuniram mais de 500 assinaturas em um abaixo-assinado na tentativa de pressionar a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) por uma saída para esta situação. No mesmo mês, o vereador Sérgio Fernando encaminhou um ofício à PBH e BHTrans solicitando estudo de viabilidade técnica para estacionamento de veículos na Pedro II.

A discussão na audiência pública colocou frente a frente os interessados no assunto e os representantes dos órgãos responsáveis para, juntos, encontrarem uma solução.

Numa enquete feita por Sérgio Fernando pelas redes sociais, 100% dos que responderam disseram ter dificuldades para estacionar na Pedro II. A ideia de resolver o problema passa por uma flexibilização de locais para estacionamento, como ocorre em outras capitais, como São Paulo. A expectativas é de que ocorra uma mudança, pelo menos, aos sábados pela manhã.

Reivindicação antiga

Audiência pública na CMBH comerciantes Pedro II

Audiência pública na CMBH comerciantes Pedro II

O problema dos lojistas que querem solução para a falta de vagas de estacionamento para os clientes em frente aos seus estabelecimentos começou em 2014, quando foi implantado o corredor exclusivo para ônibus.

Na época a cidade se preparava para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. Desde então os lojistas têm feito constantes apelos, mas até agora não haviam sido efetivamente ouvidos pelas autoridades municipais.

Nos dias 30 e 31 de outubro, Sérgio Fernando visitou lojas, conversou com proprietários e vendedores e reforçou o convite para que participassem da audiência pública.