Na noite do dia 12 de março de 2024, a Galeria Ouvidor foi homenageada em uma Reunião Especial na Câmara Municipal de Belo Horizonte, por ocasião dos seus 60 anos. O estabelecimento, inaugurado em 10 de março de 1964, foi reverenciado pelos serviços prestados ao comércio de Belo Horizonte, em solenidade ocorrida a pedido do vereador Sérgio Fernando de Pinho Tavares.

A inauguração da Galeria Ouvidor foi uma verdadeira novidade para a época. Foi o primeiro centro comercial vertical de Belo Horizonte, com cinco pisos interligados por escadas comuns e rolantes. Estas se tornaram, inclusive, uma grande atração para os consumidores e até turistas que vinham a Belo Horizonte, especialmente do interior do estado.

Naquela época, as capitais brasileiras não possuíam grandes centros comerciais, mas passavam pelo fenômeno da metropolização, dando os primeiros passos para a grande disseminação de shoppings centers que ocorreria em todo o país, a partir dos anos 1980. Segundo Hedel Marcos Dias, comerciante na Galeria desde a década de 1960, dono da Hedel Joias e Alianças HJ, o local é um point histórico da cidade desde a sua inauguração e reúne momentos marcantes para as pessoas e produtos dos mais variados tipos. “É como uma cidade independente dentro da nossa própria cidade”, completou.

Galeria Ouvidor recebe homenagem na Câmara Municipal

Hedel Marcos Dias, da Hedel Joias: “A galeria é um point da cidade desde a sua inauguração”

Legado da Galeria Ouvidor é transmitido entre gerações

Hoje a Galeria Ouvidor abriga 220 lojas e atua como um centro de serviços onde a população encontra de tudo um pouco, desde lojas de reparos e consertos, óticas, joias, acessórios, roupas, salões de beleza, presentes, até materiais para artesanato, festas e embalagens.

Além disso, o local é um acervo cultural passado de geração em geração, como explicou a lojista Carla de Alcântara Aguiar da Silva, proprietária da Loja Rafas Embalagens. Ela disse ter colaborado com os negócios do pai na Galeria quando criança e, agora, com sua própria loja, transmite o conhecimento para os filhos, para que também participem das atividades do estabelecimento.

Galeria Ouvidor recebe homenagem na Câmara Municipal

Carla de Alcântara, da Rafa Embalagens, assumiu o negócio do pai

Lojistas da Galeria Ouvidor agradecem a homenagem

Ainda sobre a homenagem ocorrida na noite do dia 12, o síndico e administrador da Galeria Ouvidor, Valter Faustino, relatou o sentimento compartilhado entre os comerciantes a respeito do reconhecimento da importância do edifício para a capital. “Essa homenagem de Sérgio Fernando é, para nós, motivo de muito orgulho, porque fazer 60 anos de galeria não é fácil. Ficamos muito motivados quando recebemos o convite, pela grande visibilidade para a galeria e pelo orgulho enorme para os lojistas. Com a homenagem estou vislumbrando bons negócios pela frente”, explicou.

Galeria Ouvidor recebe homenagem na Câmara Municipal

Valter Faustino vislumbra bons negócios negócios pela frente, a partir da homenagem na Câmara – Foto: Tatiana Francisca/CMBH

O comerciante Túlio Cesar Teixeira Cardenas, conselheiro e dono do Ponto do Artesão, e a cabeleireira Cleuza Fernandes dos Reis Balisio, proprietária da loja Ateliê dos Cabelos, corroboraram com a fala do síndico. Para eles, a Galeria Ouvidor é um ponto turístico repleto de histórias, e se sentiram lisonjeados pela homenagem do vereador Sérgio Fernando. Túlio revelou que tem 40 anos de atuação na Galeria Ouvidor e que era ainda criança, quando já “rodava ali naqueles corredores”, lembra.

Galeria Ouvidor recebe homenagem na Câmara Municipal

Túlio Cardenas lembra que desde criança percorria os corredores da Galeria Ouvidor – Foto: Tatiana Francisca/CMBH

Cleuza completou dizendo que os lojistas ali presentes são guerreiros: “É muito emocionante receber essa homenagem, esse reconhecimento, porque nós somos guerreiros. A gente está ali há muitos anos e, graças a Deus, fiéis, firmes e felizes com o nosso ambiente, que é muito amigável”.

Galeria Ouvidor recebe homenagem na Câmara Municipal

Para Cleuza, lojista da Galeria Ouvidor é “guerreiro” Foto: Tatiana Francisca/CMBH

O conselheiro e proprietário da loja Rei do Estojos, Marcelo Tafarelo Nascimento, foi a voz da Galeria Ouvidor, representando a instituição com seu discurso. Ele fez um apanhado das seis décadas da galeria, ressaltando os diversos perfis de negócios que o empreendimento já abrigou até então. Houve fases em que prevaleciam joalherias, em outras, as lojas de roupa e calçados, em outros momentos, as bijuterias e, com o passar do tempo, verificou-se que alguns setores permanecem sempre presentes, como a pastelaria, as lojas de embalagens, de presentes, de artesanatos e joalherias.

Galeria Ouvidor recebe homenagem na Câmara Municipal

Marcelo Tafarelo falou das diversas vocações comerciais vividas pela Galeria Ouvidor – Foto: Tatiana Francisca/CMBHD

Sérgio Fernando relembra a história da Galeria Ouvidor

Em seu discurso, o vereador Sérgio Fernando lembrou de como foi o buchicho na cidade na época do lançamento da Galeria Ouvidor. Segundo o noticiário dos jornais, o empreendimento chamou tanto a atenção da cidade que, em apenas dois dias, foram vendidas 119 lojas. Uma das manchetes, no jornal Estado de Minas, dizia: “Êxito sem precedentes marca o lançamento da Galeria Ouvidor”.

“A Galeria Ouvidor era um acontecimento na cidade. Os moradores de Belo Horizonte iam até lá para comprar e também para se divertir nas escadas rolantes, uma grande atração da época”, disse o vereador em seu pronunciamento.

Galeria Ouvidor recebe homenagem na Câmara Municipal

Em seu discurso, o vereador lembrou o sucesso do lançamento da Galeria do Ouvidor – Foto: Tatiana Francisca/CMBH

Memória afetiva da Galeria Ouvidor

A Galeria Ouvidor foi muito lembrada pelos participantes do evento, pela memória afetiva que desperta nas pessoas. De um jeito ou de outro todo belo-horizontino frequenta, ou já frequentou, o estabelecimento e tem sempre uma lembrança da infância ou da juventude, vivida naquele espaço.

Lojistas prestigiam solenidade na Câmara Municipal

Durante a solenidade, ocorrida no Plenário Amynthas de Barros, os lojistas presentes receberam um certificado das mãos do vereador Sérgio Fernando e do seu colega, o vereador Bruno Miranda, com quem compartilhou a cerimônia.

No dia da cerimônia, receberam certificados as seguintes lojas: Hedel Joias, Ateliê dos Cabelos, Rafa Embalagens, Rei dos Estojos, Ponto do Artesão, Abelha Rainha, Ateliê Raicri, Beto´s Churros, Casa dos Relógios, Denise Russo Soluções Digitais, Eliane Bijuterias, Joalheria Karine, Ouvidor Cabelos, Pastelaria Ouvidor, Point do Suco e Wilson Jeans.